sexta-feira, 29 de março de 2013

Estudo 01 - As Escrituras Sagradas





1. Qual é o nome por que são geralmente conhecidos os sagrados escritos da Bíblia?
“Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A  Pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra angular?  S.Matheus 21: 42.

2. Que outro título é dado a essa revelação de Deus ao homem?
“Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam. “S. Lucas 8:21.

3. Como foram dadas as Escrituras?
“Toda Escritura é divinamente inspirada.” II Timóteo 3:16. ( Versão Trinitária
)  
4. Por quem foram dirigidos aos homens que assim falaram por Deus?
“Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.” II S. Pedro 1:21.

5. Que caso específico é mencionado por S.Pedro?
“Irmãos: Convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferia anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus.” Atos 1:16.

6. Como expressa Davi a mesma verdade?
“O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua.” II Samuel 23:2.
7. Quem falou, portanto, por intermédio desses homens?
“Havendo Deus, outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras pelo, aos pais, pelos profetas.” Hebreus 1:1.

8. Com que propósito foi escritas as Escrituras Sagradas?
“Pois tudo quanto outrora foi escrito, para nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” Romanos 15:4.

9. Para que é toda Escritura proveitosa?
“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para a educação na justiça.” II Timóteo 3:16.

10. Qual foi o desígnio de Deus em dar assim as Escrituras?
“A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” II Timóteo 3:17.

11. Até que ponto estimava Jó as palavras de Deus?
“ Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras as Sua boca precisei mais do que o meu alimento.” Jó 23:12.

12. Sobre que evidência baseou Jesus na Sua messianidade?
“E , começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras.” S.Lucas 24:27.

13. Que três divisões gerais reconheceu Jesus como incluindo todos os escritos do Velho Testamento?
“A seguir Jesus lhe disse: São estas palavras que como Eu vos falei, estando ainda convosco, que importa se cumprisse tudo o que de Mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.” S.Lucas 24:44.

14. Que coisa é impossível ao caráter de Deus?
“Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu, antes dos tempos eternos.” Tito 1:2.

15. Como é Deus chamado em todas as Escrituras?
“Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nEle injustiça: é justo e reto.” Deuteronômio 32:4.
16. Qual deve ser, portanto, o caráter de Sua palavra?
“Santifica-os na verdade: a Tua palavra é a verdade.” S.João 17:17.

17. Qual é, por seguinte, a prova a ser aplicada a todo professo ensinado da verdade?
“A lei e ao testemunho! Se não falarem desta maneira, jamais verão a alva.” Isaías 8:20.

18. Que Deus deseja que Sua Palavra seja para nós neste mundo de trevas, pecado e morte?
“Lampada para os meu pés é a Tua palavra e luz para os meus caminhos.” Salmos 119:105.
19. Até que ponto engrandeceu Deus Sua Palavra?
“Pois magnificaste acima de tudo o Teu nome e a Tua palavra.”Salmos 138:2
Deus fez isso referendando Suas promessas com um juramento baseado sobre si mesmo. Hebreus 6:13 e 14. Deste modo pôs em penhor e em jogo Seu nome, ou caráter, para o cumprimento de Sua Palavra.

20. Onde se acha a verdadeira poesia da vida?
“Os teu decretos são motivos dos meus cânticos, na casa da minha peregrinação.” Salmos 119:54.

21. Por quanto tempo subsistirá a Palavra de Deus?
“Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre.” Isaías 40:8. Passará o céu e a terra, porém as Minhas palavras não passarão.” S.Matheus 24:35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário