sexta-feira, 19 de abril de 2013

Estudo 04 - A Palavra Vivicante








1. Qual é a natureza da Palavra de Deus?
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e adapta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hebreus 4:12.



2. Como são descritas as palavras de Deus?
"É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o Anjo que lhe falava no monte Sinai, e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir." Atos 7:38.


3. Que declarou Cristo serem suas palavras?
"O espírito é que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que Eu  vos tenho dito, são espírito e são vida." S.João 6:63.



4. Que testemunho de S.Pedro concernente às palavras de Cristo?
"Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna." S.João 6:68.



5. Que declarou Cristo aos mandamentos de Seu Pai?
"E sei que seu mandamento é vida eterna."S.João 12:50.



6. Como interpretou Jesus esta lição?
"Replicou-lhes Jesus: Em verdade vos digo: não foi Moisés quem nos deu o pão do Céu; o verdadeiro pão do Céu é Meu Pai quem vos dá. Porque o pão de Deus desce é o que desce do Céu e dá vida ao mundo." S.João 6:32.



7. Em explicação adicional ao significado desta lição, que declarou Jesus a Si mesmo?
"Declarou-lhes, pois Jesus, Jesus: Eu sou  o pão da vida; o que vem  a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede." S.João 6:35.



8. Que benefícios resultam de comer este pão da vida eterna?
"Assim como o Pai, que vive me enviou, e igualmente o Eu vivo pelo Pai; também quem de Mim se alimenta, por Mim viverá. Este é o pão que desce do Céu, em nada semelhante àquele que vossos pais comeram, e, contudo morreram: quem comer este pão viverá eternamente." S.João 6:57 e 58.



9. Que exemplo é relatado de alguém que se alimentou do verdadeiro maná?
"Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o meu coração, pois pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos exércitos." Jeremias 15:16.

10. Que nome é aplicado a Jesus, como sendo a revelação do pensamento de Deus na carne?
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." S. João 1:1. "Estava vestido com um manto tinto de sangue, e o Seu nome se chama o Verbo de Deus." Apocalipse 19:13.



11. Que estava no verbo?
"A vida esta Nele, e a vida era a luz dos homens." S.João 1:4.



12. Como é, portanto, Jesus chamado também?
"O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida" I S. João 1:1.



13. Por que não encontraram os judeus a vida nas Escrituras?
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo não quereis vir a Mim para terdes vida. S. João 5:39 e 40. ( Eles não aceitaram a Cristo.)



14. Que constitui uma boa parte da experiência cristã?
"E provaram a boa palavra de Deus e os podres do mundo vindouro." Hebreus 6:5.



15. Ao designar a S. Pedro seu trabalho vitalício, que instrução deu Jesus?
" Jesus lhe disse: Apascenta [alimenta] as minhas ovelhas." S. João 21:17.



16. Que recomendação apostólica indica o modo em que esta ordem deve ser obedecida?
"Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus que há de julgar vivos e mortos, pela Sua manifestação e pelo Seu reino: prega a palavra, insta, quer que seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina." II Timóteo 4:1 e 2.



17. Como somo instruídos a orar tanto pelo alimento físico como pelo espiritual?
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje." S. Matheus 6.11.

Quando o "Verbo Se fez carne, e habitou entre nós", o pensamento de Deus foi revelado na carne humana. Quando os homens santos de Deus "Falaram inspirados pelo Espírito Santo", o pensamento de Deus foi revelado em linguagem humana. A união do divino e do humano na manifestação do pensamento de Deus na carne é chamada “o mistério da piedade", e há o mesmo ministério na união do pensamento divino à linguagem humana. As duas revelações de Deus, na carne e na linguagem humana são chamadas a Palavra de Deus, e ambas são a Palavra da Vida. Aquele que deixa de encontrar a Cristo desta maneira nas Escrituras não poderá se alimentar da Palavra vivificante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário