segunda-feira, 22 de abril de 2013

Estudo 05 - Cristo em Toda a Escritura Sagrada






1. De quem disse Cristo testificam as Escrituras?
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim." S.João 5:39.
"Examinai as Escrituras do Velho Testamento; porque elas testificam de Cristo. Encontrá-lo nelas é o verdadeiro e legítimo fim de seu estudo. Ser capaz de interpretá-las como Ele as interpretou é o melhor resultado de todo estudo bíblico." - Deão Alford.



2. De quem escreveram Moisés e os profetas?
"Felipe encontrou Natanael e disse-lhe: Achamos pois aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José." S.João 1:45.
Na sua versão do Velho Testamento, Helena Sprurrel expressou o seguinte desejo para todos os que lessem a sua tradução: " Que muitos exclamem, como fez a tradutora ao estudar numerosos textos do original:" Achei o Messias."



3. As palavras de quem, disse Cristo, deveriam os discípulos ter seguindo à Sua  morte e ressurreição?
"Então lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo em o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na Sua glória?" S. Lucas 24:25 e 26.



4.  Como lhes tornou Cisto claro que as Escrituras dEle testificam?
"E começando por  Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras." S.Lucas 24:27.



5.Que disse Ele aos onze, pouco depois?
"A seguir Jesus lhes disse: São estas palavras que Eu vos falei, estando ainda convosco, que importava se cumprisse tudo o que de Mim está escrito na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." S. Lucas 24:44.


6. Onde encontramos nas Escrituras Sagradas a primeira promessa de um Redentor?
"Então o Senhor disse à serpente: Porei inimizade entre ti  e a mulher, entre a a tua descendência e o seu  descendente. Este ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis 3: 14 e 15.


7. Em que palavra foi esta promessa renovada em Abraão?
"Nela [descendência] serão benditas todas as nações da Terra: portanto obedeceste a minha voz." Gênesis 22:18. Ver também Gênesis 26:4,28:14.


8. A quem se referia esta descendência prometida?
"Ora, as promessas foram feitas a Abraão e os eu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo." Gálatas 3:16.



9. Quem prometeu enviar com Israel para guiá-lo `a terra prometida?
" Eis que Eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que tenho preparado." Êxodo 23:20.





Grupo Novo Tom - Cristo

Este é o último estudo da primeira parte( A Bíblia como Estuda-la e Compreendê-la,no  próximo estudo iremos a segunda parte - O Pecado e sua origem, Resultados e Remédio. Não perca! Deus te abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário