sábado, 27 de abril de 2013

Estudo 06 - A Criação e o Criador






1. Por quem foram criados os céus e a Terra?
"No princípio criou Deus os céus e terra." Gênesis 1:1.


2. Por que intermédio de quem criou Deus todas as coisas?
" Pois nEle [o Filho] foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as visíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele." Colossenses 1:16. " Todas as coisa foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez." S.João 1:3. Ver também Hebreus 1:1 e 2.


3. Que manifestam os céus?
"Os céus proclamaram a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos." Salmos 19:1.


4. Qual foi o objetivo de Deus em criar os céus e a Terra?
"Porque assim diz o senhor que criou os céus, o único Deus, que formou a Terra, que a fez e a estabeleceu; que não a fez para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro." Isaías 45:18.


5. A imagem de quem foi o homem criado?
"Criou Deus, pois o homem a Sua imagem,à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1:27.


6. Que lar preparou Deus para o homem no princípio?
"E plantou o Senhor um jardim no Éden, da banda do oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor brotar toda a sorte de árvores agradável à vista e boa para alimento... Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para cultivar e guardar." Gênesis: 2:8-15.


7. Que se pode perceber através das coisas criadas?
"Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o Seu eterno poder como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis." Romanos 1:20.


8. De quem é feitura o cristão?
"Pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Efésios 2:10.


9. Que certeza é dada do poder infalível do Criador?
"Não sabes, não ouvistes que o eterno Deus, o senhor, o Criador dos fins da Terra, nem Se cansa nem Se fatiga? Não se pode esquadrinhar o Seu entendimento." Isaías 40:28.


10. Que encorajadora declaração se segue quanto ao suprimento de poder do fraco?
"Faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." Isaías 40:29.


11. Que deu força especial ao juramento de um anjo?
"Então o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu, e jurou por Aquele que vive pelos séculos dos séculos, o mesmo que criou o céu, a terra e o mar e tudo quanto neles existe: Já não haverá demora." Apocalipse 10:5 e 6.


12. Que contraste é traçado nas Escrituras entre o Criador e os falsos deuses?
"Assim lhes direi: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da Terra e debaixo dos destes céus... Não é semelhante a estas Aquele que é a porção de Jacó; porque  Ele é o criador de todas as coisas e Israel é a tribo de Sua herança. Senhor dos exércitos é o Seu nome." Jeremias 10:11-16.


13. A quem é devida com justiça e adoração?
"Vinde, adoremos e prostemo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou." Salmos 95:6.


14. À vista da maldição lançada sobre esta criação, que prometeu Deus?
"Pois eis que Eu crio novos céus e nova Terra; e não haverá lembranças das coisas passadas, jamais haverá memória delas." Isaías 65:17. Ver Apocalipse 21:11.


15. Qual é a verdadeira base da irmandade do homem?
"Não temos nós todos o mesmo Pai? Não criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?" Malaquias 2:10.




Nenhum comentário:

Postar um comentário