terça-feira, 14 de maio de 2013

Estudo 08 - A Queda e Redenção do Homem





1. Que se declara ser o pecado?
"Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei: porque o pecado é a transgressão da lei." I S. João 3:4.


2. Que precede a manifestação do pecado?
"Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado." S. Tiago 1:15, primeira parte.


3. Qual é o resultado final ou fruto do pecado?
"E o pecado, uma vez consumado, gera a morte." S.Tiago 1:15, última parte. "Porque o salário do pecado é a morte." Romanos 6:23.


4. E quantos do gênero humano passaram a morte, como resultado da transgressão de Adão?
"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram." Romanos 5:12. “Porque assim como Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo." I Coríntios 15:22.



5. Como foi a própria Terra atingida pelo pecado de Adão?
"Maldita é a terra por tua causa: em fadigas obterás dela o sustento durante os dias da tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo." Gênesis 3:17 e 18.



6. Que outra maldição foi pronunciada como resultado do primeiro assassínio?
"Disse o Senhor a Caim:  Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso sou eu tutor de meu irmão?
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama da terra a mim. “És agora, maldito por sobre a terra cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo não te dará ele a sua força." Gênesis 4:9-12.


7. Que juízo terrível veio em consequência do contínuo pecado e transgressão contra o Senhor?
“Disse o senhor: Farei desaparecer da face da Terra o homem que criei,... Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia de violência dos homens.” “Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a Terra... Nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram.” Gênesis 6:7-13; 7:6-11.


8. Depois do dilúvio, que consequência de ulterior apostasia?
“Então desceu o senhor para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo: agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Destarte o Senhor os dispensou dali pela superfície da Terra; e cessaram de edificar a cidade.” Gênesis 11:5-8.

Até aquele momento todos os habitantes da Terra falavam apenas uma língua e a partir deste acontecimento as línguas foram dividas pelo poder de Deus e se dividiram pela Terra cada grupo com o que falava a mesma língua.


9. Como afetou o pecado toda a criação?
“Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora.” Romanos 8:22.


10. Que explica a aparente demora de Deus em tratar com o pecado?
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada: pelo contrário, Ele é longânimo para conosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” II S.Pedro 3.9.

Deus acabara de vez com o pecado através da segunda vinda de seu filho Jesus Cristo, mas ainda não voltou porque espera que pessoas o conheçam e cheguem ao arrependimento.


11. Qual é a atitude de Deus para com o pecador?
“Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus, Portanto convertei-vos e vivei.” Ezequiel 18:32.

Deus não tem prazer na morte do ímpio, pois ele espera que o ímpio se entregue ao seu caminho e por pior que seja ali encontrará perdão.


12. Pode o homem libertar-se do domínio do pecado?
“Pode acaso o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então poderíeis fazer o bem, estando acostumado a fazer o mal.” Jeremias 13:23.

O homem por seu próprio poder não pode mudar seu caráter, a menos que se entregue a Aquele que é rico em poder e grande em misericórdia   (Jesus), pois Ele tem transformado milhares de vidas, mas para isso deve-se total entrega em oração e estudo da Bíblia, através de o comtemplarmos com fé seremos totalmente transformados.


13. Que parte desempenha a vontade do homem em determinar se ele receberá a vida?
“O Espírito e a noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem. Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” Apocalipse 22:17.

Deus faz o convite a todos os seres humanos, mas Ele espera a decisão de cada indivíduo da face da terra, pois ele tem poder e graça para dar a todo que se achegar a Ele.


14.  Até que ponto sofreu Cristo pelos pecadores?
“Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:5.

Cristo sofreu muito  em nosso favor, se hoje temos a salvação e podemos encontra a sua paz graças ao sacrifício feito por cada um de nós.



15. Com que propósito Se manifestou Cristo?
“Sabeis também que Ele Se manifestou para tirar os pecados, e nEle não existe pecado....Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o filho de Deus, para destruir as obras do diabo. 
I S.João 3:5-8.

Precisava alguém vir a Terra sem pecado para pagar o preço do pecado e destruir o plano de satanás que era levar toda a humanidade a destruição eterna e através da morte e ressurreição de Jesus Cristo podemos ter a vida eterna.


16. Qual é a finalidade de haver Cristo tomado à forma humana?
“Visto, pois que os filhos têm participação  comum de carne e sangue, destes também Ele, igualmente participou, para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem poder da morte, a saber, o diabo.” Hebreus 2:14.


17. Que coro triunfante porá fim ao reino do pecado?
“Então ouvi que toda criatura que há no Céu e sobre a Terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, dizendo: Àquele que está sentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.” Apocalipse 5:13.


18. Quando e de que maneira serão removidos os efeitos do pecado?
“Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo e os elementos se desfarão abrasados; também a Terra e as obras que nela existem serão atingidas.” II Pedro 3:10.


19. Como terminará a maldição da confusão das línguas?
“Então darei puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e O sirvam de comum acordo.” Sofonias 3:9.



20. Até que ponto será removido os efeitos do pecado?
“E lhe enxugará do olho toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” Apocalipse 21:4.“Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos O servirão.” Apocalipse 22:3.



21. Aparecerão outra vez o pecado e seus maus resultados?
“Que pensais vós conta o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia. Naum 1:9” E a morte já não mais existirá.” “Nunca mais se levantará qualquer maldição.” Apocalipse 21:4;22:3.

Ninguém pode pôr em dúvida a existência do pecado. O ser ele permitido tem perturbado muitas mentes. Mas Aquele que pode das trevas tirar luz ( II Coríntios 4:6), a cólera do homem tornar em louvor ( Salmos 76:10), transformar a maldição em benção  ( Deuteronômio 23:5), pode do mal tirar bem, e fazer de erros e quedas degraus que conduzam a terreno mais elevado. O Céu será mais feliz depois das dores deste mundo. “ As dores relembradas aumentam a alegria presente”, diz Roberto Pollock, em O Curso do Tempo, página 20. No resultado final ver-se-á que todas as coisas contribuíram para o bem daqueles que amam a Deus. Romanos 8:28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário