terça-feira, 24 de setembro de 2013

Estudo 12 - A Divindade de Cristo




(Depois de um período postando apenas mensagens estamos voltando com os estudos!)


1. Como mostrou o Pai ser Seu Filho uma pessoa da Divindade?
“Mas, acerca do Filho: o Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre, e Centro de equidade é o cetro do seu reino.” Hebreus 1:8.


2. Em que outra passagem das Escrituras é ensinada a mesma verdade?
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.” S.João 1:1.


3. Como se refere cristo à eternidade de Seu ser?
“E agora, glorifica-Me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que Eu tive junto a Ti, antes  que houvesse mundo.” S.João 17:5. “E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti Me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miquéias 5:2. Ver também  S.Matheus 2:6, S.João 8:58; Êxodo 3:13  e 14.


4. Como foi gerado na carne?
“Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer, será chamado filho de Deus.” S. Lucas 1:35.


5. Como afirma a Escritura que o filho de Deus era Deus manifesto em carne?
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.” “E o Verbo Se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai.” S. João 1:1 e 14.


6. Qual disse Cristo é a sua relação para com o Pai?
“Eu e o Pai somos um.” S. João 10:30.


7. Como Se manifestou Ele na Terra como Salvador?
“É que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” S.Lucas  2:11.


8. Por que foi necessário que Ele nascesse assim e participasse da natureza humana?
“Por isso mesmo convinha que, em todas as coisas, Se tornasse semelhantes aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus, e para a propiciação pelos pecados do povo.” Hebreus 2:17.


9. Como foi Ele reconhecido pelo Pai quando esteve aqui na Terra?
“Eis uma voz dos céus que dizia: este é meu Filho amado, em quem me comprazo.” S.Matheus 3:17.


10. Que mostra que Cristo mantém para com os anjos a mesma relação que  a do Pai?
“Porque o Filho do homem há de vir na glória de Seu Pai, com os Seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras.” S. Matheus 16:27. Ver S.Matheus 24:31.


11. Como afirma Cristo ter no reino direito de posse igual ao do Pai?
“Mandará o Filho do homem os Seus anjos que ajuntarão do Seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade.” S.Matheus 13:41.


12. A quem pertencem igualmente os escolhidos?
“Não fará Deus justiça aos Seus escolhidos, que a Ele clamem dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? S. Lucas 18:7.“ E Ele enviará [o filho do homem] os Seus anjos, com grande clamor de trombeta, os quais reunirão os Seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” S.Matheus 24:31.


13. Quem está realmente unido em dar a recompensa final?
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus cria que Ele existe e que torna galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6. “Porque o Filho do home há de vir na glória de Seu Pai, com os Seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as Suas obras.”S. Matheus 16:27.
Nos textos( S.Matheus 16:27; 13:41; 24:31) em que Cristo faz alusão aos anjos como Seus anjos” e ao reino como “Seu reino” e aos escolhidos como “ seus escolhidos, refere-Se a Si mesmo como “Filho do homem”. Vemos assim que enquanto esteve na Terra como homem reconhecia Sua divindade intrínseca e Sua igualdade com Seu Pai no Céu.


14. Que habita plenamente em Cristo?
“Porquanto nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.” Colossenses 2:9.


15. Que declara Deus (Jeová) de si mesmo?
“Assim diz o Senhor, rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: eu sou o primeiro, e Eu sou o último, e além de mim não há outro Deus.” Isaías 44:6.


16. Em que passagem das Escrituras adota Cristo a mesma expressão?
“Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão, que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.” Apocalipse 22:12 e 13.


17. Tendo um tão admirável Salvador, que somos exortados a fazer?

“Tendo, pois Jesus, o Filho de Deus,  como grande sumo sacerdote que penetrou os Céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” Hebreus 4:14 e 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário