terça-feira, 29 de julho de 2014

23 ( História da Redenção) A Arca de Deus e o Sucesso de Israel - Parte 2



                                                      Resultado da Negligência de Eli 

    Quando Eli era sumo sacerdote, elevou seus filhos ao sacerdócio. Apenas a Eli era permitido entrar uma vez por ano no lugar santíssimo. Seus filhos ministravam à porta do tabernáculo e oficiavam na matança dos animais e junto ao altar de sacrifícios. Continuamente abusavam deste ofício sagrado. Eram egoístas, ambiciosos, glutões e depravados. Deus reprovou a Eli por sua criminosa negligência na disciplina familiar. Eli reprovou seus filhos mas não os conteve. Depois que foram colocados no sagrado ofício do sacerdócio, Eli ouviu  de sua conduta em defraudar os filhos de Israel de suas ofertas, e soube de suas insolentes transgressões da lei de Deus e de sua conduta violenta, que levava Israel ao pecado. 

    O Senhor fez saber ao menino Samuel os juízos que traria sobre a casa de Eli por causa de sua negligência. "Disse o Senhor a Samuel: Eis aqui vou Eu fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa: começá-lo-ei e acabá-lo-ei. Porque já Eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. Portanto jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a iniqüidade da casa de Eli com sacrifício nem com oferta de manjares." I Samuel 3:11-14. 

    As transgressões dos filhos de Eli eram tão ousadas, tão insultantes a um Deus santo, que nenhum sacrifício podia expiar tão obstinada transgressão. Esses sacerdotes pecadores profanaram o sacrifício que tipificava o Filho de Deus. E por sua conduta blasfema pisavam sobre o sangue da expiação, do qual derivava a virtude de todos os sacrifícios. 

    Samuel relatou a Eli as palavras do Senhor; "e disse ele: O Senhor é, faça o que bem parecer aos seus olhos". I Samuel 3:18. Eli sabia que Deus havia sido desonrado e compreendeu que havia pecado. Aceitou que Deus assim punisse a sua pecaminosa negligência. Eli fez saber a todo o Israel a palavra do Senhor a Samuel. Fazendo isso, pensava corrigir em parte sua passada negligência pecaminosa. O mal pronunciado sobre Eli não devia demorar. 

    Os israelitas fizeram guerra com os filisteus e foram vencidos, e quatro mil deles foram mortos. Os hebreus ficaram temerosos. 

Sabiam que, se outras nações ouvissem de sua derrota, seriam encorajadas a também fazerem guerra com eles. Os anciãos de Israel concluíram que este fracasso era porque a arca de Deus não estava com eles. Mandaram buscar em Silo a arca do concerto. Pensaram na sua passagem pelo Jordão e na fácil conquista de Jericó quando conduziam a arca, e assim decidiram que só era necessário buscar a arca e triunfariam sobre seus inimigos. Não compreenderam que sua fortaleza estava na obediência à lei contida na arca, uma representação do próprio Deus. Os corrompidos sacerdotes, Hofni e Finéias, iam com a arca sagrada, transgredindo a lei de Deus. Estes pecadores conduziram a arca para o arraial de Israel. A confiança dos homens de guerra fora restaurada, e estavam seguros da vitória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário