sexta-feira, 1 de agosto de 2014

23 ( História da Redenção) - A Arca de Deus e o Sucesso de Israel - Parte 4


                                                Na Terra dos Filisteus 

    Deus permitiu que Sua arca fosse tomada pelos inimigos, para mostrar a Israel quão vão era confiar na arca, o símbolo de Sua presença, enquanto profanavam os mandamentos contidos na arca. Deus queria humilhá-los removendo deles essa sagrada arca, sua jactanciosa força e confiança. 

    Os filisteus ficaram triunfantes, porque tinham, como pensavam, o famoso deus dos israelitas, que havia realizado tantas maravilhas por eles e feito deles um terror para seus inimigos. Levaram a arca de Deus a Asdode e a colocaram num esplêndido templo, feito em honra ao seu muito popular deus Dagom, depositando-a ao lado do seu deus. De madrugada, os sacerdotes desses deuses entraram no templo e ficaram aterrorizados ao encontrar Dagom caído no chão sobre o seu rosto, diante da arca do Senhor. Levantaram Dagom e o colocaram em sua posição costumeira. Pensaram que ele podia ter caído acidentalmente. Mas na madrugada seguinte o acharam caído como antes, com o rosto em terra, e a cabeça e ambas as mãos cortadas. 

    Os anjos de Deus, que sempre acompanhavam a arca, prostraram este ídolo insensível e depois o mutilaram, para mostrar que Deus, o Deus vivo, está acima de todos os deuses, e que diante dEle todos os deuses pagãos são como nada. Os pagãos possuíam grande reverência por seu deus Dagom; e quando o acharam mutilado e prostrado sobre seu rosto diante da arca de Deus, ficaram tristes e consideraram isso de muito mau agouro aos filisteus. Isso foi interpretado por eles como que os filisteus e todos os seus deuses deviam ser subjugados e destruídos pelos hebreus, e que o Deus dos hebreus seria maior e mais poderoso do que todos os deuses. Removeram a arca de Deus de seu templo idólatra e a colocaram num lugar à parte. 

    A arca de Deus foi conservada sete meses pelos filisteus. Tinham derrotado os israelitas e apreendido a arca de Deus, no que supunham consistir o poder deles, e imaginaram que estariam sempre em segurança e não mais teriam temor do exército de Israel. Mas em meio à alegria do êxito, um clamor foi ouvido por toda a terra, e a causa foi afinal atribuída à arca de Deus. Ela era transportada de lugar para lugar em terror, e a destruição da parte de Deus seguia seu curso, até que os filisteus ficaram grandemente perplexos, sem saber o que fazer com ela. Os anjos, que a acompanhavam, guardavam-na de qualquer dano. E os filisteus não se atreviam a abrir a arca; pois seu deus Dagom tinha encontrado tal sorte que eles temiam tocá-la, ou tê-la próximo deles. Chamaram os sacerdotes e adivinhos, e perguntaram-lhes o que fazer com a arca de Deus. Advertiram-nos de que a deviam mandar de volta ao povo a quem pertencia, e mandar com ela uma custosa oferta pela transgressão, e que se Deus houvesse por bem aceitá-la, eles seriam curados. Deviam também compreender que a mão de Deus estava contra eles porque haviam tomado Sua arca, que pertencia apenas aos israelitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário